quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Horários

Ontem pela manhã, quando registrei que a balança não variou nada, parei para pensar nas possíveis causas e tenho a impressão de que, se o jantar ocorre muito após as 18 horas, acabo não tendo qualquer oscilação no peso, de um dia para o outro, pois isso ocorreu no dia anterior e em outras ocasiões, quando ainda nem registrava aqui, esses números.

Assim, penso que é importante que o jantar ocorra até, pelo menos 18h30min, depois desse horário é mais conveniente comer algo bem leve.

Não entendo de fisiologia, mas acordo pela manhã, com a impressão de que fiz ginástica a noite toda, e essa sensação me leva a crer que o processo de queima de energia durante o sono deva ser relativamente alto, e se o jantar ocorre muito tarde, essa queima pode também ficar prejudicada, pois a impressão de ter feito ginástica não acontece nessa situação.

Esclareço que essa sensação, não corresponde aquele cansaço de noites mal dormidas, são dores leves pelo corpo como aquelas que temos quando praticamos exercícios físicos localizados.

Creio que aquelas pessoas que costumam fazer suas refeições muito tarde, por inúmeros motivos, geralmente por estudarem à noite, devam repensar as estratégias, procurar consumir algo saudável num horário mais adequado e, chegando em casa, fazer uma refeição muito leve. Dormir após se alimentar com uma refeição normal não faz bem.

Alimentos muito substanciosos não devem ser consumidos imediatamente antes de irmos para a cama, pois , inclusive atrapalha o sono, que também precisa ser adequado.

Dê preferência a itens leves e mais uma vez, saudáveis.


BALANÇA 24/02/11 =  MENOS 0,100 Kg

2 comentários:

  1. putz, sofro muito com isso, como leve durante o dia, mas ao chegar em casa, acabo devorando sem freio à noite... Estou fazendo reeducação alimentar há 28 dias, mas tem dia que sofro crise de abstinência pela falta de carboidrato... faço pipoca quase sem óleo e sem sal, como e assim consigo dormir satisfeita... também me ajuda a evacuar melhor... vamos que vamos, quero eliminar 20 quilos até o final de 2012!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Betty, seja bem vinda!

      Desculpe o atraso na resposta, mas estive um pouco atrapalhada com os horários e não consegui responder a todos os comentários tão rápido como costumo fazer.

      A alimentação a noite realmente atrapalha, é melhor evitar. Eu tenho feito as refeições em horários inadequados devido ao horário de verão, que só funciona para acordar, pois dormir todos nós acabamos dormindo no mesmo horário, então, nos últimos 3 meses meu peso praticamente estacionou. E eu vinha de uma boa eliminação, afinal de contas foram 15 quilos, sem ginástica, só com o controle da alimentação.

      Tenha determinação, não desista no primeiro escorregão e seja firme. Se conseguir adaptar pelo menos algumas das dicas que escrevi no meu resumo, acredito que possa conseguir bons resultados, é um caminho bem difícil, mas quando pe

      Excluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.