quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Sugestão de Leitor

(Atraso na publicação, devido à falta de energia elétrica ontem à noite, quando estava postando essa reflexão)

Ontem, um (a) leitor (a), sugeriu que eu mencionasse diariamente quanto peso tenho eliminado.

Esclareci que embora eu me pese diariamente, não necessariamente registram-se perdas, pois as variações em função da umidade do ar, temperatura, quantidade de líquido ingerida e mesmo do tipo de alimentação no dia, resulta numa oscilação constante do peso e nem sempre ocorrem perdas, podendo inclusive ocorrer o contrário, recuperação de peso.

Como mencionei na resposta, me peso diariamente para tentar me certificar que não tenha recuperado peso, e se eventualmente a oscilação é para cima, tomo muito mais cuidado no dia seguinte para que volte às condições normais, ou elimine o que eventualmente sobrou naquele dia.

Assim, tentando atender à curiosidade desse leitor e provavelmente de outros, passarei a registrar essa oscilação, até para que possam perceber o que ocorre e quando acontecer, que ninguém se assuste, pois eu entrei em pânico, no primeiro dia em que o número se alterou para cima, e imediatamente no dia seguinte caiu um absurdo, só então, percebi o quanto os números da balança podem variar. Em um único dia o peso variou entre um quilo para cima e um quilo para baixo.

Também deixo de publicar minha dieta do dia, uma vez que os leitores habituais já entenderam que tenho ingerido pouquíssimo carboidrato, como já mencionei, tenho problemas com esse alimento, pois é a partir dele que acabo não conseguindo controlar minha fome, uma vez reduzido, tenho sentido muito menos fome além de muitas vezes, continuar até mais disposta, que antes. E, além disso, o que mais importa são as reflexões sobre nossos hábitos alimentares, como sempre repito, todo mundo sabe fazer dieta, difícil é permanecer nela.

Continuarei anotando meu cardápio, apenas para que eu continue prestando atenção ao que como, mas não publicarei mais no blog, pois as pessoas têm ficado muito preocupadas, com a eventual falta de nutrientes, ou com a baixa ingestão calórica, sugerindo que eu procure um (a) nutricionista, experiência que já tive anteriormente, mas os cardápios não conseguiram me manter sob controle. Por isso procurei, adequar minha necessidade ao dia a dia, uma vez que cada organismo responde de uma determinada forma, e nenhuma dieta pode ser mais específica do que aquela que você mesmo consegue perceber, claro, com bom senso, procurando consumir itens com potencial vitamínico, ferro, cálcio, proteínas e pouco carboidrato. Na realidade todos os dias, eu “escuto” o que meu organismo me diz, e até agora tenho me sentido ótima, por isso acredito que encontrei a minha fórmula.

Minha dieta tem sido tão boa, que consegui inclusive reduzir os episódios de enxaqueca, que sempre tive. Ainda tenho dores de cabeça, mas diminuíram as crises.

Recomendo que cada um perceba o que o seu organismo precisa. Se pararmos de comer coisas inúteis, já teremos um ganho incrível em nossa saúde, a partir daí, vá reduzindo o que sente que é possível reduzir ( pães, bolos, gordura, chocolates, macarrão), até encontrar o seu ponto de equilíbrio.

Resultado da Balança= Menos 0,500 Kg (Atenção! Não significa que eliminei 1/2 quilo, o resultado só pode ser confirmado ao final de pelo menos 1 semana)

2 comentários:

  1. Olá Edamoa. Primeiro meus sinceros parabéns pelos cinco quilos eliminados. É um grande vitória, muito doce e de zero calorias. Depois não acho necessário você deixar de anotar aqui no blog tudo o que come. Sei que talvez seja má influência para algumas pessoas, que podem tentar seguir sua dieta e se dar mal,já que suas escolhas alimentares são suas, te fazem bem, te ajudam no seu objetivo. Entendo perfeitamente o que você está fazendo: comendo com algumas restriçôes para poder controlar a compulsão, a gula, o comer por comer. Mas mesmo assim, gostaria de saber o que você come, por pura curiosidade. Também espero ansiosamente pelo momento em que começar com os exercícios físicos e todas suas impressões e resultados. Tomara que este seu blog seja feito dia a dia sem exceção, pois adoro acompanhá-lo. Um grande beijo...

    ResponderExcluir
  2. Olá Silmara! Obrigada de verdade. Mas sinto que não posso mesmo influenciar as pessoas a fazerem uma dieta radical, pois cada organismo é diferente, sofre pressões diferentes, tem rotina diferente e certamente reage diferente. Pode funcionar muito bem para mim e para outros, gerar complicações graves. Nem todos tem o discernimento que você, por exemplo, demonstra.

    Existem muitas pessoas praticamente desesperadas, à procura de um milagre e para essas pessoas minha dieta pode ser altamente perigosa.

    Minha história é muito particular, acordei no dia 22 de Dezembro de 2010 e decidi que precisava começar a pensar diferente, tinha que iniciar alguma coisa maior que a própria dieta para conseguir eliminar o peso que tanto me incomodava, e tive essa idéia: Anotar tudo, dividir com outras pessoas e através desse compromisso com outras pessoas, cumprir minhas metas.

    Funcionou tanto que às vezes nem eu acredito, não sei como estou conseguindo ficar tão bem com uma dieta tão restritiva, mas, todos os dias, eu me sinto cada vez mais forte frente às tentações das guloseimas.

    Esse meu compromisso de contar para todos os resultados, acaba me “obrigando” a não hesitar e nem “deixar a peteca cair”, e por isso acredito que tenha conseguido chegar tão longe, afinal de contas, seria um verdadeiro “vexame”, eu continuar consumindo alimentos altamente calóricos, bolos, pois os resultados não apareceriam e eu teria somente duas alternativas: Mentir fingindo resultados ou Contar a verdade e ficar envergonhada.

    Além dessa preocupação com a utilização indevida de minha dieta, ainda tenho que enfrentar a IRA de algumas pessoas que não se conformam, e até com razão, não acreditam que eu esteja me alimentando tão pouco.

    Agora mesmo, acabei de jantar, e foi apenas uma boa porção de acelga refogada e 1 colher de sopa de carne moída, e estou me sentido “estufada”, nem suco tenho tomado. É difícil entender como tenho ficado bem. Mas minha rotina está relativamente calma, tenho ficado em casa, mas faço tudo, essa semana, até cortei a grama do quintal e não fiquei fraca.

    Vou pensar em como manter pessoas informadas, sem arriscar com aquelas que não podem se submeter ao meu cardápio.

    Obrigada mais uma vez.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.