quarta-feira, 30 de março de 2011

Estações do Ano

Entre as estações do ano, as mais críticas para quem faz dieta são, o outono e o inverno, que costumam trazer mais preguiça e mais apetite.

Aqui no Brasil, estamos no início do outono e com o friozinho que acaba fazendo em alguns dias, acentua-se a fome e o apetite, além disso, nossa vontade de beber água que já não é assim tão alta diminui ainda mais, mas é importante tentar não reduzir tanto, pois a água faz mesmo uma grande diferença, eu comprovei isso nesse período inicial.

No hemisfério norte, onde temos alguns seguidores e leitores, estão iniciando a primavera e com o aumento da temperatura, alimentos, como saladas e frutas, ficam mesmo mais agradáveis, além disso, a boa ingestão de sucos é facilitada, então, essa região inicia agora uma época mais propícia para a dieta.

O problema é que todo mundo geralmente quer fazer dieta no inverno para surgir TRANSFORMADO no verão, mas nós que estamos tentando encontrar os melhores caminhos e soluções, sabemos que é importante fazer dieta o ano inteiro, pois dieta não significa
PARAR DE COMER TUDO PELO RESTO DA VIDA, mas...
PENSAR ANTES DE COMER SEMPRE.

Já nós aqui, do hemisfério sul, vamos querer alimentos calóricos que reduzem a sensação de frio e de brinde, oferecem uma sensação de conforto. Muito cuidado!!!

Nada disso! Não vamos correr para as sopas ricas em gorduras, o chocolate quente e abandonar as saladas e frutas. Sopas cremosas nem pensar, heim!!!

Eu pessoalmente vou continuar com os refogados, o arroz o feijão que é nossa base alimentar, uma carne, muito atenta à quantidade, pois como mencionado antes, a fome fica mais presente e o apetite mais ainda.

Muito cuidado, com aquelas sopas desidratadas, encontradas nos supermercados, pois geralmente contém muito sódio e se não querem utilizar aquela “Água do Milagre”, que menciono na reflexão de 22 de Janeiro, é melhor não consumir tanto sal, além de serem muito calóricas considerando seu potencial nutritivo .

Podemos fazer sopas muito saborosas sem utilizar tantos cremes ou gorduras, utilizando pouco amido, como batata, mandioca e similares, podemos conseguir uma excelente refeição.

É nada de pães e biscoitos para acompanhar a sopa, até apetece, mas não convém.

Assim, vamos tentar equilibrar nossas necessidades calóricas com o clima, prestando bastante atenção para não exagerar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.