sábado, 3 de setembro de 2011

Comentários da Semana

Principais Comentários de 27 de Agosto a 02 de Setembro de 2011
 
Em “Dieta da Segunda Feira” de 29 de Agosto/11

Anônimo disse...
aiaiai..sorte minha que entrei no blog! mãe acabou de desenformar um bolo de baunilha e um de milho cremoso...estava me dando mil desculpas pra comer um pedaço de cada..mas entrar aqui e ler esse texto foi um tapa na cara e uma levantada na minha vergonha na cara! sempre terei tentações ao meu redor, cabe a mim dizer HOJE NÃO.. no fim de semana eu como, mas HOJE NÃO. obrigada edamoa, nunca deixe de postar!!! sinto falta dos teus cardápios..
ana
Edamoa disse...
Oi Ana,

A intenção não é magoar, é sim ALERTAR, e posso garantir que serve para mim inclusive, tudo que escrevo é para reforçar o que eu mesma preciso fazer todos os dias.

Mas confesso que até eu fiquei com vontade do bolo, que delícia! Mas o problema é que não dá para ceder sempre. Uma hora teremos que radicalizar e sem choro.

Quanto aos meus cardápios, parei de publicar porque dava muita polêmica, algumas pessoas ficavam indignadas, mesmo que eu deixasse claro que no meu caso eu ficava super bem com uma pequena quantidade de proteína e uma mínima quantidade de carboidrato, comendo muito legumes e verduras refogados.

Também me preocupei de eventualmente alguém tentar seguir a mesma dieta e não se sentir bem, pois como sempre "digo", nem tudo que funciona para uma pessoa vai funcionar para outra.
Anônimo disse...
com certeza o alerta deu certo. sempre venho no teu blog olhar coisas pra ser incentivada, e não entendo esse pessoal que fica horrorizado com a tua dieta, afinal cada um sabe o que deve ou não comer..eu nunca sei se o q estou comendo é mto ou pouco, gordo ou não...hj por exemplo jantei 2 cols de beterraba com ovo cozido e um tico de molho bolonhesa e meio bife e alface...tudo de pouquinho menos a alface..e ja estou com fome kkk e vou comer uma laranja de ceia. minha mãe diz q é mto pouco e outros q é muita coisa...realmente n sei!!!! por isso os cardápios ajudavam..beijos pra você!!
Edamoa disse...
Oi Ana,

Que bom que te ajudou, é sempre muito gratificante saber que alguém está sendo de alguma forma ajudado com o que escrevo aqui.

Quanto à quantidade de alimento, é muito relativo, depende da sua rotina, que tipo de atividade faz, se anda, não dá para ninguém te receitar nada, pois a necessidade de cada um é muito individual.

Acho importante evitar os doces, bolachas, biscoitos, frituras e massas. Depois, comer quantidades pequenas durante o dia, tentando na medida do possível fazer 6 pequenas refeições, sem exagerar em nenhuma delas.

Eu fui observando e reduzindo gradativamente até conseguir comer o mínimo, de tal forma que quando dou uma pequena exagerada acabo me sentindo pesada, parece que a digestão já fica comprometida. Dá para perceber quando comemos algo que gostamos muito e cedemos à tentação de comer mais um pedaço, parece que comemos um boi inteiro, já não cai tão bem como antes.

Mas isso só depois de já estar realmente acostumado a comer pequenas porções por muito tempo.

Na realidade o LIMITE quem vai definir é você mesma, faz parte da observação de suas reações.

Geralmente a necessidade de quantidades grandes de alimentos está acompanhada da ingestão de muito doce ou carboidratos, quando você reduz isso, a insulina fica mais controlada no organismo e não traz tanto apetite, aos poucos vai ficando cada vez mais fácil de resistir. Mas é preciso ter calma e paciência pois o processo é lento.
Anônimo disse...
sim eu percebo isso, desde q parei de comer arroz, mandioca, batata, pão branco, etc me sinto saciada apenas com carne e saladas...muito de vez em quando como um arroz, mas sempre pouquinho...me guardo pra comer carboidratos em forma de um belo pedaço de lasanha de vez em quando..como tu mesma disse, eu não posso sentir necessidade de pão, arroz e batata, que são coisas rotineiras. frutas também não tenho comido mto pois possuem mtos carboidratos, como apenas 1 laranja por dia pois me sacia muito mais que uma banana, por exemplo. mas é isso aí, de grão em grão e dia após dia..ansiosa por chegar sexta e ver o peso menor na balança!
abraços
Edamoa disse...
Ana,

Com certeza você vai ter sim um bom resultado, lembrando que deve comemorar muito para que essa satisfação te ajude a ganhar mais força para a semana seguinte.




Em “Comer para viver” de 01 de Setembro/11

Elaine disse...
Olá Edamoa!Seu comentário de hoje caiu como uma luva!Depois de um resultado tão bacana que tive na semana passada, nesta semana já tenho minhas duvidas sobre o meu processo...Fez um solzinho, foi um sorvete aqui, e aquele vontade de um chocolate delicioso com um cafezinho depois do almoço aqui, e ai fique de tpm e mais um docinho p acalmar e nessa não sei como será o resultado de amanhã...A coisa positiva da semana é q comecei a fazer esteira, achei um treino para iniciar a corrida aos poucos, 4 min de caminhada + 1 de corrida e nesse processo estou fazendo cerca de 45 min...O que me chamou a atenção no seu texto de hoje é q as pessoas q sofrem com essa compulsão, as vezes não sofrem só com a comida, agem em outros pontos da vida dessa forma e as vezes conforme o que foi feito nesse momento de "devorar" sem pensar, as conseqüências depois são bem maiores que só engordar...é algo bem triste..As vezes um carência, um suplemento, que gera danos seriíssimos......
Bom, já que o nosso problema no momento é a alimentação....vamos ver se a balança pelo menos fica no igual amanhã né......
Força p nós!
Edamoa disse...
Elaine,

Às vezes temos mesmo que torcer pelo Zero a Zero.

Hoje por exemplo, está tão frio em São Paulo, que eu já tomei café da manhã umas 4 vezes para tentar me aquecer, já vesti tudo que tinha no armário e ainda quero me enrolar nos cobertores e não sei o que vai ser da dieta até o final do dia.

Legal que começou com os treinos na esteira, com certeza vai te ajudar bastante.

O Texto de hoje complementa o de ontem, que chamava a atenção para o fato de que o alimento não pode ser usado como válvula de escape, mas por outro lado quando o prazer de comer é o grande problema, não dá para acordar de um dia para o outro e parar de gostar de se alimentar.

Eu costumo dizer que existem coisas que ninguém pode tirar da gente o "Comer Bem" é uma dessas coisas. Esse é um investimento que ninguém pode tirar de você.

Mas o "Comer Bem", não necessariamente precisa significar comer muito, falo do comer coisas de qualidade, que muitas vezes achamos caro, mas que valem à pena.

Recentemente, tivemos o relato de uma leitora lá da Itália, que deu um depoimento muito interessante, dizendo que os italianos preferem gastar 5 Euros numa bola de sorvete artesanal de boa qualidade do que os mesmos 5 euros num "balde" de sorvete daqueles que encontramos no supermercado.

Muita gente prefere tomar um refrigerante baratinho a um suco natural que custa um pouco mais, e às vezes economiza na alimentação e acaba gastando em remédios.
Anônimo disse...
Olá Edamoa
Faz uns 25 dias que visito o seu blog diariamente, e ontem preparei um comentário e na hora de postar, cliquei no perfil errado e ele sumiu. Aí desisti.
Resumindo, você escreveu hoje o que eu não consegui postar ontem. Eu adoro comer. Comer para mim é um prazer. Simplesmente me faz bem. Como porque gosto, e nisto, estou precisando eliminar uns 8 kilos.
Logo que comecei a visitar o seu blog li a dica da balança e foi a minha primeira atitude: comprei uma, e só com esta atitude já me controlo mais. Nunca gostei muito de frituras, doces, mas adoro pão e massas. Arroz para mim é um manjar dos deuses. Cortar arroz, pão e massas é um suplicio muito grande para mim. Vivo muito bem sem chocolate, sem doces e sem frituras, mas dispensar pães e massas é muito complicado.
Bem, resumindo o que escrevi ontem, eu admiro muito a sua disposição, a sua vontade, porque eu tentei e não consegui uma dieta radical. Tentei ficar só com o cafezinho de manhã, mas não deu. Sinto dor no estômago, fico mal humorada, com dor de cabeça, e no fim das contas estou diminuindo tudo, mas aos poucos. Mas já me sinto feliz, porque ao ler você todos os dias encontro disposição para me controlar. Hoje eu fiquei feliz de comer só 3 daquele salgadinho que é "impossível comer um só". E foram só 3 mesmo.
Mas eu já estou me sentindo mais feliz e confiante de que vou conseguir, porque com o pequeno passo que já dei - diminuir um pouco de tudo - já consegui eliminar 2,700 Kg. Tem dia que peso e tem 100 ou 200 g a mais, mas aí começo o dia já reduzindo alguma coisa, e tento me manter assim durante todo o dia.
Muito obrigada por ser esta amiga que me estimula todos os dias.
Raquel - SP
Edamoa disse...
Olá Raquel!

Que bom que uma pequena dica minha te ajudou. Eu percebi que se eu tivesse balança, lá, muito tempo atrás, quando meu manequim ainda era 42, eu não teria engordado tanto, pois realmente ficamos muito mais atentas às oscilações e não “relaxamos”.

Ontem quando escrevi que alimento não pode ser usado para outra coisa que não alimentar, sabia que muita gente iria se sentir incomodada, pois eu mesma, nunca utilizei a alimentação como válvula de escape, sempre gostei muito de comer e já tinha o tema de hoje na cabeça, justamente para complementar.

É isso mesmo, o ideal é REDUZIR, principalmente quando já não temos onde CORTAR. Concordo totalmente com seu raciocínio, não tendo os doces ou as frituras, só nos resta reduzir o que comemos normalmente.

No meu caso eu primeiro precisei me desintoxicar, pois comia muito pão e massas, precisei passar por uma fase bem radical para conseguir realmente comer menos. O pão ainda é um perigo, prefiro evitá-lo, pois me dá mesmo muita fome.

Agora já como uma quantidade bem menor de tudo, e consigo resistir àquele pedaço a mais da lasanha, à colher a mais do arroz, fico bem com muito menos, mas foi um processo lento, onde eu precisei observar cada reação do meu organismo para entender de verdade o que estava acontecendo.

Obrigada pela participação, são os comentários e depoimentos de todos que enriquecem essa troca de experiência que eu sinto, tem sido muito valiosa para todos.
Elaine disse...
Olá Edamoa....
Ai menina, semana desastre......Eu preciso de verdade entender que comer tdo que vejo pela frente não va resolver NENHUM dos meus problemas....são 8 e meia da manha e tdo que já comi hoje serve p me deixar bem alimentada até domingo mais ou menos...estou mto p baixo essa semana....Hoje como sabe o maior frio de novo aqui em SP, estou sem balança em casa então peso numa farmácia a caminho do trabalho e hoje com esse monte de roupa estou com 87,70 de novo...não acredito q tenha engordado isso tdo nessa semana pq ja deu p ver uma mudancinha no meu corpo com o pouquinho q emagreci por isso acho q tenha sido só as roupas mesmo...Preciso dar um jeito nisso pq assim não vou conseguir ter ctza nunca do meu desempenho...preciso de uma balança...
Bom...não sei o q fazemos com o resultado de hoje...estou triste com tdo!Força p nós.....E superação....
Edamoa disse...
Olá Elaine,

Você me mata de rir... Acho que tem que ser assim mesmo, levar com bom humor.

Eu até anotei seu resultado na tabela, mas sinceramente não acredito que o resultado esteja correto, pois com certeza, na semana passada você se pesou com muiiito menos roupas e hoje com o frio que estava devia ter mais de um quilo adicional de roupa.

Sendo assim, não encane com o resultado, tente ir se controlando na medida do possível sem desanimar.

É uma luta que você trava com seu subconsciente, é uma luta diária, aos poucos você vai vencendo e superando as dificuldades.
Elaine disse...
Eu tb ri qdo subi na balança n encanei mesmo com o resultado de hoje. Sei q o q vc disse é a real. Com certeza o problema são as roupas. Mas a semana n foi boa mesmo e estou chateada com outras coisas.........
Edamoa disse...
Elaine,

Eu morri de rir com seu exagero dizendo que havia comido pelo final de semana todo.

Tente não pensar no que te chateia. Sei que é difícil e dependendo do que se trata, talvez seja impossível, mas tente.

Um pensamento para você: "O impossível é quase sempre o que nunca se tentou..." (não sei o autor, li isso muitos anos atrás ainda na adolescência e nunca mais esqueci).

3 comentários:

  1. ficarei devendo a pesagem dessa semana;hj fui a rivera e comprei uma balança, e me pesarei segunda pela manhã, pois quero evitar um INFARTO a hora q eu ver os milhoes de kg na balança...pois o que eu comi não está no mapa!! entrei 10 alfajores pequenos de doce de leite, uma tabua enooorme de frios com muito queijo e salame, um entrecot enorme com fritas....bom acho que já deu pra pegar né? fora que ver aqueles chocolates maravilhosos importados e tão baratos e n trazer nenhum não dá...enfim, estou muito decepcionada com minha falta de capacidade de PENSAR ANTES DE COMER;apenas comi como se não houvesse amanhã...mas vou correr atrás do prejuízo amanhã...foi um sábado de loucura gastronimica mas ja acabou, e agora tenho minha super balança pra me ajudar a monitorar, tudo dará certo!!! um beijo
    ana

    ResponderExcluir
  2. edamoa, qual nao foi minha surpresa ao subir na minha nova balança: 98,5 kg. sexta passada eu estava com 99,4. FELIZ, apesar de todos os deslizes emagreci quase um kg, embora eu ache que ainda não contabilizei no corpo tds as calorias ingeridas ontem rsrsrrs...mas dou graças por ter me pesado hj e não amanhã, pois fiquei tão feliz com o resultado que vou passar um domingo light e dar aos amigos todos os chocolatinhos importados e alfajores que trouxe de rivera :)
    um beijo, ana

    ResponderExcluir
  3. É como sempre escrevo Ana, nossos resultados são reflexos diretos de nossos esforços.

    Isso significa que você realmente se empenhou e procurou se controlar em alguns momentos de sua semana.

    Parabéns!!!! Comemore muito e continue DETERMINADA.

    ResponderExcluir

Obrigada por sua contribuição.
Minha resposta para seu comentário estará disponível juntamente com ele, o mais rápido que eu puder.